As Lentes de Contato proporcionam uma melhor visão no dia-a-dia e facilitam a prática de esportes. Entenda porque elas podem ser uma excelente opção para você, desde que bem adaptadas pelo seu oftalmologista.
As lentes de contato se movimentam com seus olhos para dar a você um amplo campo da visão focalizada, para onde quer que você olhe. Elas ajudam você a controlar a ação com uma visão nítida, direta e periférica.
• Você não tem reflexos e distorções.
• Elas não ficam molhadas, dando a você uma visão mais clara, qualquer que seja o clima.
• Elas não ficam embaçadas quando você entra em um espaço mais quente.
• As lentes de contato dão a você a liberdade de movimento que você precisa para levar um estilo de vida ativo.
• As lentes são mais leves.
• Não escorregam.
• Quando você as coloca, não precisa se preocupar se vai perder ou quebrá-las.
• Oferecem maior campo de visão, por não ter nenhuma interferência nas laterais de seu rosto.
• Aumentam sua autoestima.
• Oferece uma aparência mais natural.
• Você pode usar óculos de sol sem lentes corrigidas, sem restrição dos modelos que mais lhe agradam.
• Elas não interferem na aparência da maquiagem de seus olhos.
• Aquele cujo organismo produz a quantidade adequada de lágrima;
• Quem não tem infecções crônicas nas pálpebras ou na córnea;
• Quem não sente dificuldade em manuseá-las.
Rígidas Gás-Permeáveis: têm consistência semi-flexível e são menores que a córnea. A adaptação a elas é fácil, a córnea raramente fica inchada e a visão permanece nítida. As lentes de contato rígidas podem ser de uso diário ou prolongado. As de uso diário são muito confortáveis. Mas, por outro lado, permeiam menos oxigênio à córnea do que as de uso prolongado, genericamente chamadas flúor-carbonadas. As lentes de contato rígidas são compatíveis com a maioria dos colírios. São duráveis, de limpeza e manuseio fáceis e possibilitam visão bastante nítida, especialmente nos graus mais altos de astigmatismo. Por outro lado, exigem período de adaptação de 2 a 3 semanas. São lentes que determinam menor risco de complicações oculares, como por exemplo, infecções oculares e/ou úlceras de córnea.
Gelatinosas: são extremamente confortáveis e podem ser de uso diário ou prolongado. As lentes de contato gelatinosas quase não são percebidas no olho, são de rápida ou imediata adaptação e são mais confortáveis que as rígidas. São adaptadas em cores que realçam ou mudam a cor dos olhos e são adequadas à esportes, pois raramente se deslocam. As lentes de contato gelatinosas podem se danificar com maior facilidade. Necessitam de permanente manutenção, pois a proteína, o muco e o fungo depositados pelo organismo nas superfícies anterior e posterior da lente podem reduzir sua duração e/ou causar infecção ocular. As lentes de contato gelatinosas tornam-se mais caras que as lentes rígidas. Podem não resultar em visão totalmente nítida, embora algumas corrijam adequadamente altos graus de astigmatismo. As instruções para uso e manutenção devem ser cuidadosamente observadas, caso contrário essas lentes poderão produzir infecção e irritação nos olhos, sobretudo, se ao primeiro sinal de problema elas não forem removidas e prescrito o tratamento necessário. De modo geral deve-se evitar dormir com as lentes de contato.
Gelatinosas Descartáveis: tanto as lentes de contato gelatinosas descartáveis de uso diário, quanto as de uso prolongado, proporcionam o conforto das lentes novas e menor risco de infecção. Embora sejam mais caras que as convencionais, a economia a longo prazo pode ser maior pois, com a substituição programada, elas exigem pouca ou nenhuma manutenção. As de uso diário são removidas à noite e reutilizadas na manhã seguinte por até um mês e são, então, descartadas. As de uso prolongado são usadas continuamente por cerca de uma semana e, a seguir, descartadas. Essas lentes de contato não estão disponíveis para todas as prescrições e podem dar a falsa sensação de que as consultadas periódicas não são necessárias, porque seu uso e cuidado são bastante fáceis.
Como todo corpo estranho em contato com a córnea, as lentes de contato? apresentam riscos. Mas esses serão bem menores se elas forem prescritas e adaptadas por um oftalmologista especializado. Procure seu oftalmologista imediatamente em casos de vermelhidão, desconforto, inchaço, sensação de arranhão e secreção no olho ou quando não conseguir remover a lente.