A CIRURGIA DE CATARATA é realizada atualmente em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. O procedimento dura por volta de 30 minutos, e apesar de rápido é também delicado. A Cirurgia é o único tratamento para a CATARATA. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.
Vem sendo a técnica mais utilizada. É uma cirurgia com incisões menores de 3,5mm, que consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultrassônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida. É realizada sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intraocular.
Hoje não é mais necessário aguardar a catarata “amadurecer”. A decisão da cirurgia deve ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc.