Como surgiu o Abril Marrom?
O Abril Marrom surgiu no ano de 2016 a partir de uma iniciativa do Professor Dr. Suel Abujamra. Médico doutor em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), foi um profissional exemplar, responsável por avanços na saúde ocular brasileira.
O mês de abril foi escolhido por ser o mês em que é comemorado o Dia Nacional do Braille. Já o dia 8 foi escolhido em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, responsável por trazer o alfabeto Braille ao Brasil em 1850. Até mesmo a cor marrom tem referência, pois é a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
Abril Marrom: cuide da sua saúde ocular
O Abril Marrom é uma campanha aderida por diversas entidades médicas, centros hospitalares e governos, atuando no aspecto da prevenção e conscientização da população brasileira.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil possui mais de 1,2 milhão de deficientes visuais, sendo que 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente. Ou seja, estamos falando de cerca de 700 mil brasileiros com deficiência visual poderiam estar em uma situação diferente.
A prevenção das doenças que levam à cegueira só ocorre com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para cada doença, por isso é importante que todos façam consultas e exames periódicos com um Oftalmologista. O mais indicado é se consultar com o especialista anualmente, desde a infância, mesmo sem perceber alterações visuais.
A diversidade da cegueira
Uma pessoa com deficiência visual nem sempre é cega ou nasceu cega. Na verdade, a maioria das pessoas com deficiência visual enxerga um pouco ou tem baixa acuidade visual.
Cada pessoa com limitação visual tem a sua percepção imagética do mundo, por isso dizemos que a cegueira é diversa. Os tipos e níveis de perda da visão podem ser medidos em termos de acuidade visual, campo visual, percepção de contraste, etc.
Uma pessoa é considerada deficiente visual quando, mesmo com a melhor correção óptica, continua a ter uma visão inferior à considerada normal.
A cegueira não é apenas a perda total de visão, ela é diversa, o que significa que cada pessoa com deficiência visual é única.
Principais causas de cegueira no Brasil e no mundo
As quatro principais causas de cegueira no mundo são: a catarata, a retinopatia diabética (doença dos olhos causada pelo diabetes), a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o glaucoma (clique nos nomes das doenças para saber mais sobre cada uma).
A catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Felizmente, nos dias atuais, é uma causa totalmente reversível, ou seja, com o seu tratamento a pessoa volta a enxergar normalmente. Inclusive hoje em dia é possível, além de tratar a doença, proporcionar a independência dos óculos para todas as distâncias.
As outras doenças não são reversíveis, no entanto, com os tratamentos modernos, é possível estabilizar a progressão e preservar a visão da pessoa por toda a vida.
O grande problema é que em suas fases iniciais essas patologias não causam sintomas, isto é, as pessoas não percebem alterações visuais e na maioria das vezes perde-se tempo para iniciar o tratamento precoce ou quando procura o oftalmologista as medidas tomadas não são capazes de proporcionar um resultado satisfatório.